viernes, 18 de abril de 2008

As aves que aqui gorjeiam, nao gorjeiam como lá...

Estou estudando na Europa, terei um diploma vindo "de fora"... legal, ok.

Agora pensar que no Brasil aprenderia menos a respeito de certo assunto.... isso é uma mentira.

Nós, brasileiros, deveríamos ter mais orgulho do que é produzido e ensinado em nosso país.

Hoje vejo, aqui de longe, que somos realmente um país em desenvolvimento. E isso é totalmente diferente da realidade dos países do Velho Mundo, que já nasceram num berço de ouro como diria o dito popular, e que acabaram se atrasando em muita coisa. E estamos nos desenvolvendo tanto, tanto... que estamos muito a frente em diversos aspectos... E nao sabemos, ou ignoramos isso.

É claro que estudar fora possibilita uma imensidao de novas experiencias, conhecer outras culturas, etc.. e isso por si só já vale muito. Mas o que quero chamar atençao com mais um desabafo, é a grande valia que dao a um diploma de fora do país em nosso país sem se importar muito com o conteúdo deste diploma.

Mas falando nisso já iria pra outra discussao, afinal um diploma é um papel ao qual se dá mais valor do que às proprias pessoas muitas vezes.



Mas voltando à patria amada...

Falando de investigaçao qualitativa: Brasil citado como exemplo.

Falando de sistema de saúde (sim, pasme-se): SUS como modelo (teórico..)

Taxas de suicidio, prevençao ao fumo, telejornais, tratamentos inovadores...

Podemos ser piores e podemos ser melhores, mas uma coisa tenho certeza:

As aves que aqui gorjeiam, nao gorjeiam como lá.

Saudades....


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Canto do Exílio, Gonçalves Dias.

2 comentarios:

Vitor dijo...

É...
somos o pais do futuro
:]

Anónimo dijo...

Bruna, acho que deve ser algo muito dificil está fora de nossa terra. Principalmente por causa da saudade. Para trazer, ao menos, um pouco de conforto no coração: As vezes as aves precisam ir ao horizonte, por algum motivo. Mas, depois elas voltam e com a força de novos ares. Deus ti abençoe.